Resolução para impressão

Se você já imprimiu algum material publicitário, deve ter conhecido a expressão: "tem que estar em 300 dpi" ou "o arquivo tem que estar em alta resolução". Estes jargões utilizados por empresas gráficas e agências de comunicação determina a qualidade mínima que seu arquivo deve possuir de resolução para ser impresso.

De uma maneira simples, uma imagem é formada por pequenos pontos, que estão distribuídos em áreas (polegadas - uma polegada é equivalente a 2,54cm) quanto mais pontos existirem nesta área, em teoria, maior é a resolução de uma imagem.

Esta informação é muito importante tanto para imagens que serão impressas, como para imagens que serão utilizadas na internet. No primeiro caso, as imagens utilizadas em impressões, devem possuir no mínimo 300 dpi de resolução (300 pontos a cada 2,54cm "polegada"), caso contrário o material pode apresentar problemas com cores, imagens sem nitidez e até manchas.

A figura abaixo demonstra 2 tipos de arquivos: o primeiro em 300 dpi e o segundo em 72 dpi.

Em tamanho original, na tela do computador, é quase impossível notar a diferença entre as 2 imagens, mas ao ampliarmos (ampliados 4 x de sua escala original), podemos notar que o arquivo de 300 dpi permanece com nitidez, principalmente nas arestas do drone e o arquivo com 72 dpi já começa a perder a nitidez da imagem.

Isso ocorre em virtude da quantidade de pontos por polegada, sendo que a imagem em 300 dpi possui uma "margem" tolerável de resolução e quando ampliada mantém a nitidez e a qualidade das cores.

Como saber se a imagem possui resolução para impressão?

Programas para design gráfico e tratamento de imagem como Photoshop, Illustrator, Indesign

e Corel Draw, permitem facilmente identificar arquivos em alta resolução. Outra forma é analisar o tamanho da imagem medido em bites e sua dimensão medida em pixels. Quando clicar em uma imagem, principalmente imagens provenientes da internet, estas possuem uma descrição que geralmente inclui: dimensão e tamanho.

A dimensão da imagem é a "quantidade de pixels" que ela possui, ou seja, sua medida na horizontal e vertical. Em geral vão aparecer números de 4 dígitos como 3000 x 1200, sendo o primeiro número a dimensão horizontal e o segundo a dimensão vertical.

Uma imagem como mostrada acima, em alta resolução (300 dpi) teria dimensões de 3500 x 2400 pixels com o tamanho de aproximadamente 5,4 Megabites. Resolução suficiente para uma impressão tamanho A4 ou até superior.

Em baixa resolução (72 dpi) a imagem com a mesma dimensão 3500 x 2400 pixels teria 730 KB apenas. Resolução suficiente para qualquer design na internet, mas não o suficiente para impressão.

Este exemplo não é uma ciência exata, mas uma imagem pode ser facilmente classificada utilizando a proporção de dimensão x tamanho.

Existem diversas maneiras de aumentar a resolução de uma imagem, redimensionar ou utilizar programas como Photoshop para tornar uma imagem apta a impressão. Porém estes métodos devem levar em consideração o limite máximo do arquivo e principalmente se a imagem inicial foi criada com o intuito de ser impressa.

Os exemplos acima foram baseados em imagens na extensão JPG, a mais comum de ser encontrada na internet. Arquivos para impressão em formato TIFF, PSD ou PDF por exemplo, podem ter até 10 vezes o tamanho do exemplo citado acima.

Antes de imprimir, certifique-se de ter a opinião de um profissional da área, e não esqueça de fazer uma prova de impressão para certificar-se da qualidade final do material.

#impressão #design #resolução #photoshop #publicidade #fotografia #agencia #illustrator #foto #jpg #jpeg

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Maringá | Paraná