Testamos a Nikon D810


Imagem D810 Nikon Brasil

Surpreendente, a Nikon D810 possui características que a tornam uma das melhores DSLR do mercado. Testamos esta câmera e fizemos uma rápida análise de nossa experiência.

Começando pelo seu sensor EXPEED 4, que permite a resolução de 36,3MP (hoje é a câmera com maior resolução no mercado, com exceção das câmeras de médio formato como a Pentax 645Z de 51MP ). Muitos profissionais consideraram um exagero esta imensurável quantidade de pixels, uma vez que o mercado está acostumado com os 24MP da Nikon D3X e Canon D Mark 3.

Então por que tanta resolução?

Para a publicidade torna-se uma ferramenta criativa permitindo que as imagens sejam "recortadas" utilizando apenas alguns detalhes, ampliando e modificando seu tamanho de uma forma sem precedentes. É possível criar impressões com 2 metros ou mais, sem perder qualidade de imagem (o que ajuda muito na criação de um outdoor por exemplo). Com relação ao tratamento das imagens, é possível visualizar muito mais detalhes, utilizar recursos de tratamento de imagem que antes só seria possível em médio formato. A preocupação com o tamanho das imagens (em média um arquivo em alta resolução em NEF ou RAW da Nikon D810 tenha 75MP) não faz sentido, uma vez que o padrão de trabalho de uma agência exige computadores com bom desempenho.

O que mais nos chamou a atenção na Nikon D810 foi seu alcance dinâmico ou Dinamyc Range (este link está em inglês mas explica bem o significado deste termo). que é a capacidade do sensor da câmera em medir os pontos mais claros (branco) e os pontos mais escuros (geralmente sombras ou a parte preta da imagem) e com isso calcular a correta exposição para uma boa fotografia. De uma forma mais simples, quando você fotografa um ambiente que possui uma área interna (mais escura) e parte da imagem aparece o céu (mais claro), o alcance dinâmico permite criar um equilíbrio entre estes contrastes e criar uma imagem mais homogênia.

É possível "equilibrar" a imagem deixando ela um pouco mais escura, ou tirar fotos com diferentes graduações para posterior tratamento em um programa de edição. Devido a alta capacidade de Dinamyc Range, uma imagem pode ser altamente manipulada, áreas escuras podem tornar-se nítidas e claras sem perder a qualidade da foto.

No caso da Nikon D810, quando fotografamos ambientes para arquitetura, conseguimos "puxar" a imagem até 6 stops (termo utilizado para caracterizar a configuração da máquina que permite maior ou menor incidência de luz), podendo recuperar áreas com sombras ou muito escuras e preservando áreas muito claras com alta intensidade de luz.

Morini Estúdio

Este é um exemplo de uma imagem, com o antes e o depois do tratamento. É fácil notar o quanto conseguimos "recuperar" áreas escuras e ainda assim manter detalhes como as luzes e a claridade que surge através das cortinas.

Outra característica que nos impressionou foi o ISO 64 "nativo" da câmera. geralmente este valor fica entre 100 e 200, sendo que para você utilizar valores menores é necessário "forçar" o sensor com ajustes que podem prejudicar a qualidade final da imagem.

Fotografar com ISO 64 cria uma imagem nítida, livre de qualquer ruído (termo utilizado para indicar pequenas manchas que geralmente aparecem em área mais escuras da imagem) permitindo que a imagem seja ampliada e manipulada sem criar manchas ou problemas com as cores. Para fotografia em estúdio e com iluminação controlada, a qualidade dos arquivos gerados é facilmente notada se você já possui experiência com outros dispositivos.

Utilizando valores de ISO até 800, tivemos resultados surpreendentes para fotografia de produtos (veja alguns exemplos como este em nosso portfólio). O exemplo acima, demonstra uma ampliação feita na imagem, mesmo com as cores dos objetos semelhantes, existe um bom contraste e muita nitidez.

A qualidade acima de ISO 800 é fantástica, mas não aconselhável para impressões exceto para ensaios conceituais (casamento, moda, retrato e editorial), onde existe uma conotação mais artística.

E para finalizar, quem gosta de utilizar foco manual para fotografia de paisagens e produção de vídeos por exemplo, a Nikon permite dividir o LCD em 2 partes no módulo live view, permitindo o foco em duas áreas diferentes da imagem para que não exista a possibilidade da imagem sair sem nitidez.

Somos uma agência de fotografia e publicidade, para nós a resolução e a qualidade final das imagens fotografadas com a Nikon D810 foram excepcionais. É uma câmera indicada para a fotografia publicitária, possuindo todos os recursos necessário para criar lindas impressões em qualquer tipo de formato. Não existe a melhor câmera do mercado e sim aquela que se adapta perfeitamente ao seu trabalho e estilo de fotografar e para nós a Nikon D810 é a câmera perfeita.

#agencia #design #foto #fotografia #photoshop #publicidade #nikon #D810

Posts Em Destaque
Posts Recentes