Tecnologia de impressão UV

Você já pensou em imprimir em diversos tipos de materiais e superfícies com a mesma facilidade de imprimir em papel? Já imaginou as possibilidades criativas deste método de impressão? Se sua resposta foi não, entenda o que a tecnologia de impressão UV pode fazer por seus clientes.

A tecnologia de impressão UV já está no mercado a algum tempo oferecendo uma grande opção de máquinas, tintas e produtos para impressão voltados a indústria de brindes. A maior parte das pessoas já tiveram contato com algum tipo de produto impresso com UV, capas de celular são os produtos mais comuns que passam por este processo.

Como imprimir em um papel, as impressoras UV funcionam com jato de tinta, muito semelhante as impressoras comuns que possuímos em casa, mas sua tinta especial, reage a luz UV e seca instantaneamente a tinta com um grande poder de fixação.

A tinta é especialmente desenvolvida para substratos como madeira, acrílico, metal, tecido e diversas outras superfícies. Impressoras mais modernas possuem opções de tintas exclusivas para materiais de difícil fixação, inclusive verniz UV ou Primer (verniz transparente que permite dar brilho e criar relevo na superfície dando um acabamento sofisticado).

O vídeo abaixo demonstra de uma maneira resumida e fácil de entender o funcionamento de uma impressora UV.

Diversas marcas e modelos já estão disponíveis no mercado, sendo possível adquirir modelos compactos com a Roland LEF-20 (máquina demonstrada no vídeo acima) e modelos de carga industrial como a Targa UV da Ampla, empresa nacional que fabrica impressoras de grande formato.

A tecnologia de impressão UV ainda possui um alto custo em equipamentos. Impressoras de pequeno porte podem chegar a R$90.000,00 reais e os últimos lançamentos com capacidade industrial podem atingir R$300.000,00. O alto custo muitas vezes está relacionado aos cabeçotes de impressão e peças de alta tecnologia que em sua maioria são importados, além de seus insumos como tintas especiais, acessórios e peças que são exclusivos de cada modelo não sendo possível utilizar marcas semelhantes.

O custo de impressão da máquina, no que se refere a utilização da tinta é baixo. Estas máquinas são capazes de imprimir em grandes superfícies utilizando pouquíssima tinta. Possuem módulos de qualidade que podem determinar a qualidade final do arquivo e algumas destas máquinas podem imprimir objetos de até 30cm de altura.

Existem limitações nesta tecnologia, uma delas são as superfícies curvas, onde o jato de tinta se distancia da superfície criando uma impressão sem qualidade e "esfumaçada". A tecnologia UV é plana, ou seja, sua qualidade de impressão em superfícies planas e homogêneas é incontestável, porém objetos tubulares ou com superfícies irregulares tornam-se um problema na hora de imprimir.

Nós da Morini Estúdio, utilizamos constantemente esta tecnologia para criar produtos diferenciados para nossos clientes, incluindo embalagens, expositores e materiais de ponto de venda (PDV).

Imprimindo em superfície metálica criamos embalagens especiais para o transporte de café em grão e em pó do Clube do Café (imagem acima). Estas latinhas colecionáveis, são um refil, sendo que quando o cliente retorna a loja para comprar mais trazendo a latinha, ele recebe descontos especiais.

O acabamento da impressão, permite criar produtos altamente colecionáveis e a possibilidade de trabalhar com 4, 5 e 6 cores permite imprimir desde simples vetores monocromáticos até imagens coloridas com qualidade fotográfica.

Para criação de design para ponto de venda, a impressão UV é amplamente utilizada. Ela permite a impressão de materiais maleáveis e de baixo custo com madeira, acrílico e até papelão (falcon board ou chapa ecológica). Criando um design leve, criativo e funcional.

A imagem acima é um exemplo de uma mascote criado por nós da Morini Estúdio para a divulgação da linha de produtos infantis Coleção Petz da Mesclato. O projeto possui um design simples, em MDF e PVC sendo extremamente leve e funcional. Sua estrutura possui uma base de 1m x 1m com altura de 1.5m. Este exemplo ilustra bem a possibilidade da utilização da impressão UV para criar produtos e soluções especiais para o mercado da comunicação.

Para saber mais a respeito da impressão UV e desenvolver materiais de comunicação com esta tecnologia entre em contato com a gente através de nosso website www.moriniestudio.com.br.

#impressaouv #pontodevenda #pdv #publicidade #propaganda #designdeproduto #mesclato #coleçãopetz

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon