Catálogo de Produtos

O catálogo de produtos é sem dúvida uma das mais importantes soluções de divulgação do portfólio de produtos e serviços de uma empresa. Na teoria o catálogo deve funcionar como uma ferramenta de venda direta, possibilitando a seus clientes informações e características técnicas que viabilizem uma negociação ou um primeiro contato, sem a necessidade de um representante ou uma pessoa para intermediar a venda.

Por mais simples que possa parecer seu objetivo, optar por materiais impressos em uma era digital tornou-se uma decisão que requer planejamento, fotografia profissional e gerenciamento de conteúdo.

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

O impacto visual de seu produto pode fazer uma grande diferença nas páginas de seu catálogo. É importante que a fotografia possa representar com perfeição todos os aspectos de seus produtos, entre eles: suas cores, detalhes, proporções e possa de uma forma ilustrativa facilitar o entendimento entre seu cliente e o portfólio de sua empresa.

A criação de imagens humanizadas (utilização do produto), fotografias de diferentes ângulos, detalhes do produto, todas as características de funcionamento e características técnicas podem ser bem representadas em cada página do catálogo.

No exemplo acima, a fotografia humanizada da mão segurando o medidor a laser permite uma ideia de proporção e facilita o entendimento da utilização do dispositivo. Neste caso, a utilização de imagens como esta permite um design mais agradável evitando que as informações técnicas sejam excessivas permitindo uma fácil leitura e reconhecimento.

A Morini Estúdio cria ensaios fotográficos completos em estúdio ou na própria sede de empresas em todo o Brasil. Possuímos ferramentas de última geração para criar diversos tipos de mídias, impressas e online para divulgação de produtos e serviços.

ACABAMENTOS E EFEITOS GRÁFICOS

O design do catálogo impresso conta com uma série de técnicas e efeitos de impressão que permitem criar diferenciais em todo o planejamento gráfico do material.

Estes efeitos vão desde vernizes simples, que causam efeitos de brilho (verniz UV) até efeitos de relevo, texturas, odores e uma série de técnicas para tornar seu design único.

VERNIZ UV - Um dos acabamentos mais comuns em materiais gráficos, ele permite criar um brilho localizado em textos, imagens e gráficos de uma maneira sutil porém muito eficaz para chamar a atenção para determinado aspecto do design.

LAMINAÇÃO - Cria uma proteção como uma película para proteger e dar um acabamento sofisticado ao material. Este tipo de efeito geralmente deixa o material imponente e resistente a intempéries. É muito utilizado sobre cores escuras e na sua versão fosca.

HOT STAMPING - Outro acabamento muito comum em materiais gráficos. Ele produz um efeito metalizado em textos e vetores que podem ser utilizados para dar grande destaque e sofisticação ao material. Podem ser escolhidas diversas cores, porém na maior parte dos casos são utilizados em sua versão prata e dourada.

No exemplo acima, utilizamos o Verniz UV localizado para criar um efeito de brilho na capa do catálogo. Apesar de transparente, seu brilho cria um efeito diferenciado dependendo da posição em que é observado. Este acabamento pode ser utilizado com precisão sobre imagens e vetores que necessitem de destaque. Seu custo de produção não é significativo o que o torna um dos efeitos mais utilizados na impressão gráfica.

TIPOS DE PAPEL E CORES ESPECÍFICAS.

Outro detalhe importante na produção gráfica é a escolha do papel. Geralmente o Couchê é o papel mais utilizado para impressos, variando sua gramatura e espessura de acordo com o fabricante. Geralmente a variação de gramatura e espessura está entre 70g a 350g, podendo ser até mais espesso através do acoplamento de mais folhas.

O papel pode determinar a qualidade final do material. Geralmente materiais com papéis mais espessos tem uma melhor apresentação, são mais sofisticados e possuem um melhor manuseio.

O papel pode ter diversas texturas e em alguns casos extrema resistência contra intempéries, dobras ou rasgos. Sua escolha deve ser realizada levando em consideração o propósito final do material, sendo na maior parte dos casos classificado como: promocional (materiais mais acessíveis e de menor resistência) ou conceituais ( materiais mais sofisticados e com investimento mais alto).

No exemplo acima a Morini Estúdio criou um folder de dobra simples, utilizando um papel couchê de 300g com laminação fosca. O intuito do design é permitir que o folder possa ficar em pé sobre mesas como um totem, para divulgação do serviço prestado por este cliente.

A gramatura permite criar um design resistente, sofisticado, com a qualidade necessária para estimular as pessoas a "guardarem" o folder ao invés de descartar.

O controle de cores é primordial para o resultado final da impressão. A Morini Estúdio possui monitores calibrados e tratamento de imagem que permite o controle e fidelidade de cores nos impressos. A utilização de Pantones (escala universal de cores) também faz parte do planejamento gráfico que permite criar um padrão especifico que pode ser reproduzido fielmente em todo mundo.

Provas de cores e acompanhamento junto a gráficas offset também fazem parte dos serviços prestados pela Morini Estúdio.

Informe-se sobre o serviço completo de produção de materiais gráficos da Morini Estúdio. Fotografia, tratamento de imagem, design e acompanhamento de produção. Todas as ferramentas para a produção de seu material impresso está na Morini Estúdio.

#catalogo #produtos #design #gráfico #publicidade #impresso #pantone #propaganda #offset #folder #fotografia #tratamentodeimagem #estúdio

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Maringá | Paraná